terça-feira, 5 de maio de 2009

Pegada Ecológica

Pessoal, descobri um site muito bacana que mede a quatidade de planetas que precisaríamos se a população mundial consumisse como você. É só acessar o site Pegada Ecológica, fazer o teste e conferir a resposta!
Eu fiz o teste, e acreditem, no meu modo de consumir, que não é dos mais consumistas, nós precisaríamos de 3 planetas... Meu Deus! Tomei um susto!
E olha que eu não tenho ar condicionado, não ando de avião regularmente, não tenho carro, desligo todos os aparelhos na tomada quando não estou usando-os, as lâmpadas da minha casa são todas fluorescentes e faço o que posso para reduzir, reaproveitar e reciclar o meu lixo...
Enfim, percebi o quanto nós consumimos coisas que não são necessárias à nossa subsistência.
Mas... Como nem tudo está perdido, existem algumas dicas que podem nos ajudar a diminuir a quantidade de planetas necessários para suportar nossa forma de vida.

Alimentação: Evite alto consumo diário de proteínas (carne animal), de produtos industrializados e de fast food. Assim, além de uma dieta mais saudável, você irá evitar a produção de muitas embalagens, que logo viram lixo.

Hábitos: Todos os nossos hábitos de moradia, alimentação, consumo, locomoção têm relação direta com a utilização dos recursos naturais, assim como nossas opções de lazer.

Consumo: O excesso de hábitos consumistas é um dos fatores que mais contribui para o esgotamento das reservas naturais do planeta. Evite substituir aparelhos de alta tecnologia sem necessidade e reduza o consumo de descartáveis.

Moradia: Procure identificar vazamentos em sua casa ou no seu bairro, evite o uso da mangueira para limpar calçadas ou lavar o carro e junte roupas para lavar e passar.

Transporte: O aquecimento global é causado, em grande parte, pelos gases da combustão dos motores dos automóveis. Por isso, um transporte sustentável tem de levar o máximo de carga gastando o mínimo de combustível.

Aprenda a economizar energia brincando:

http://www.wwf.org.br/_casaeficiente

Outras dicas de como você pode ajudar o meio ambiente:

Conheça os benefícios da coleta seletiva
Saiba mais sobre reutilização e reciclagem
Economize água na sua casa
Cuide dos recursos hídricos
Ajude a combater o tráfico de animais silvestres
Mobilize-se e faça ainda mais

Fonte:
http://www.wwf.org.br/

Um comentário:

Érica Sena disse...

Oi Flávia...

nós temos a missão de conscientizar essas pessoas.

Muito bom deu blog...vou add a minha lista.
Eco abs,
ERICA SENA/ PENSAR ECO