domingo, 27 de setembro de 2009

Patrimônio Cultural e Ambiental perdido...


Ontem tive o prazer de fazer um passeio fantástico, graças ao grande professor do Curso de Especialização em Educação Ambiental da PUC-Rio, Celso Sanchez, que nos proporcionou uma tarde agradabilíssima de uma aprendizagem sem tamanho. Pessoal, descobri que em Itaipu, logo ali em Niterói, existe um verdadeiro paraíso, cultural e ambientalmente falando, que muita gente frequenta e não tem idéia do que pode ser encontrado ali.
Começamos nosso fantástico passeio pela praia de Itaipu, onde podemos encontrar tartarugas marinhas, cavalos marinhos, tubarões, entre outros. Como não entrei no mar, pude ver apenas as tartarugas marinhas colocando suas cabeças para fora da água para respirar.
Ainda na praia nos deparamos com uma população Caiçara que vive da pesca, e preserva costumes até hoje que são históricos.
Tivemos a oportunidade também de ir até o Museu Arqueológico de Itaipu, é um museu pequeno, mas extremamente rico em cultura. Tivemos oportunidade também de passar por um Sambaqui, que é um depósito de materiais calcários e orgânicos que sofreram fossilização química, de origem humana pré-histórica. O de Itaipu é da época da Pedra Lascada.
Continuamos o passeio até um rio que atravessamos em um barquinho de pesca, comandado por um figura super simpática que sabe tudo da região, chamado Índio. Do outro lado do rio nos deparamos com o ponto alto do passeio, a tribo indígena.
Na tribo pudemos conhecer um pouco mais sobre a educação indígena, sobre as pressões políticas que aquela tribo sofre (inclusive eles estão de mudança para Maricá... Infelizmente conseguiram tirá-los de lá!) e sobre a religião deles. Tivemos a honra de participar de um ritual religioso na Casa de Reza e saímos de lá revigorados.
Voltamos e atravessamos o rio de volta, como já era noite, contemplando as estrelas.
Enfim, um passeio realmente fantástico...
Pena que muitas das coisas que contei aqui, inclusive a comunidade Caiçara, o Sambaqui, e etc, estão ameaçados pela especulação imobiliária no local.

Um comentário:

Anônimo disse...

Thank you a bunch for sharing this with all people you actually recognise what you're talking approximately! Bookmarked. Please additionally talk over with my website =). We may have a hyperlink trade agreement between us

Feel free to surf to my homepage ... christianlouboutinoutletshop2013.com